Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Metzgeria hegewaldii Kuwah. EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 31-08-2012

Criterio: B1ab(i,ii,iii)

Avaliador: Tainan Messina

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Não é endêmica do Brasil, no entanto, é endêmica da Mata Atlântica, considerada rara e tem ocorrência disjunta. No Brasil, era conhecida apenas no Estado do Rio Grande do Sul, contudo, novos registros foram feitos em São Paulo e confirmados por especialistas. Apresenta EOO de 570,11 km² e está sujeita a duas situações de ameaça considerando os Estados em que ocorre. Apesar de ter sido encontrada em unidade de conservação (SNUC), a espécie está susceptível às alterações do hábitat causadas pelas queimadas. Fora das áreas protegidas, suspeita-se que esteja sofrendo declínio da área de ocupação, extensão de ocorrência e qualidade do hábitat em virtude das transformações antrópicas no Estado do Rio Grande do Sul, como introdução de monoculturas de espécies exóticas e transformação de áreas naturais para atividades agropastoris.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Metzgeria hegewaldii Kuwah.;

Família: Metzgeriaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Descrita originalmente na obra Nova Hedwigia 34: 784. pl. 4. 1981, a espécie pode ser diferenciada dasdemais espécies do gênero através das gemas discoides, sem rizoides e semcoloração azulada, lâmina formada por um grande número de células, rizoide quaseexclusivo a superfície ventral da costa, talo masculino menor que o feminino,desenvolvimento externo do invólucro feminino em talo vegetativo e seta emseção transversal com 31 a 35 células (Costa, 1999; 2008).

Dados populacionais

Metzgeria hegewaldii é considerada uma espécie rara, de ocorrência disjunta (Costa, com. pess.).

Distribuição

A espécie não é endêmica do Brasil, apresentando distribuição Neotropical, com registros de ocorrência no Brasil, Peru, México, República Dominicana e Venezuela (Costa, 1999; 2008). No Brasil, era conhecida apenas no Estado do Rio Grande do Sul (Costa et al., 2012), entretanto novos registros foram feitos para o Estado de São Paulo e confirmados por Costa (com. pess.). Foi registrada em altitudes que variam entre 200 e 3100 m (Costa, 2008).

Ecologia

Espécie talosa, corticícola, dióica; ocorre em áreas de altitude médiana a elevada associada a Florestas Ombrofílas (Costa, 1999; 2008) no bioma da Mata Atlântica (Costa et al., 2012).

Ameaças

1.4.2 Human settlement
Incidência national
Severidade high
Detalhes ​Vivem no entorno da Mata Atlântica aproximadamente 100 milhões de habitantes, os quais exercem enorme pressão sobre seus remanescentes, seja por seu espaço, seja pelos seus inúmeros recursos. Ainda que restem exíguos 7,3% de sua área original, apresenta uma das maiores biodiversidades do planeta. A ameaça de extinção de algumas espécies ocorre porque existe pressão do extrativismo predatório sobre determinadas espécies de valor econômico e também porque existe pressão sobre seus habitats, sejam, entre outros motivos, pela especulação imobiliária, seja pela centenária prática de transformar floresta em área agrícola (Simões; Lino, 2003).

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: "Deficiente de dados" (DD) segundo a Lista vermelha da flora do Brasil (MMA, 2008), anexo 2.

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: Não ocorria em unidade de conservação (SNUC), até ser recentemente coleta no Parque Estadual da Serra do Mar (SP) (Costa, com. pess.).

Referências

- COSTA, D.P.; PERALTA, D.F.; SANTOS, N.D. Hepáticas in In Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB097851>. Acesso em: 08 maio 2012.

- COSTA, D.P. Metzgeriaceae (Hepaticae). 2008. 1-169 p.

- COSTA, D.P. Metgeriaceae (Metzeriales, Hepatophyta) no Brasil. Tese de Doutorado. São Paulo, SP: Universidade de São Paulo, 1999.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- COSTA, D.P. Comunicação da especialista Denise Pinheiro da Costa, do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro (RJ), para o analista de dados Eduardo Fernandez, Pesquisador do CNCFlora, em 15/10/2012, 2012.

Como citar

CNCFlora. Metzgeria hegewaldii in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Metzgeria hegewaldii>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 31/08/2012 - 18:12:33